Revista de Engenharia e Tecnologia, Vol. 8, No 1 (2016)

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TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS

Albino Szesz Júnior, Maria Salete Marcon Gomes Vaz, Dênia Falcão de Bittencourt, Monica Cristine Scherer Vaz

Resumo


As Tecnologias de  Informação  e  Comunicação  abriram  novas possibilidades de compreensão da realidade, e transformaram formas de gestão e construção do conhecimento, de ensinar e de aprender.  A incorporação de  mídias  e  tecnologias  de  alta  interatividade,  a acessibilidade na implantação e implementação de modelos pedagógicos  e  gerenciais,  bem  como,  a  sustentabilidade  da  educação superior a distância precisam ser respaldadas pelo investimento na qualidade de ferramentas aplicadas a procedimentos didáticos-pedagógicos promotores da aprendizagem. O objetivo deste artigo é apresentar as potencialidades e fragilidades do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, no ambiente AVA UEPG, na visão do usuário Moodle, nas diferentes áreas de  conhecimento  em  que  se  inserem  os  cursos superiores a distância da UEPG. Como resultado, há uma contribuição para a sistematização e disseminação de boas práticas de educação a distância, para permitir a criação de normativas para o seu  aperfeiçoamento e, bem como, propor diretivas para inovações na educação. Em especial, este artigo apresenta o estudo dos efeitos do emprego das mídias e das tecnologias na educação a distância e sua aplicabilidade nas diversas áreas do conhecimento. 

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